data
25/3/2022
categoria
Profissional Liberal
compartilhe
O que é necessário para abrir um consultório
Abrir um consultório próprio é o sonho de muitos profissionais. Mas esse processo exige bastante disciplina e comprometimento. Neste texto, vamos mostrar tudo o que é necessário para abrir um consultório de forma segura e eficiente. Se você está pensando em dar esse passo na sua carreira, acompanhe as recomendações.
Documentação
É importante contratar um escritório de contabilidade para te ajudar a formalizar o seu negócio. Ele vai te ajudar a decidir a natureza jurídica, o regime tributário e o CNAE mais adequados. Se você ainda não conhece esses requisitos, não se preocupe, o seu contador vai te dar todas as orientações necessárias.
A partir daí você pode elaborar o contrato social do negócio, registrar a empresa no Conselho Regional da sua profissão e abrir o CNPJ. Depois disso, é preciso fazer uma série de processos para regularizar o funcionamento do consultório. São eles:
- Fazer a inscrição municipal
- Adquirir uma licença do Corpo de Bombeiros
- Tirar uma licença de funcionamento sanitária com a Anvisa
- Obter o alvará de funcionamento com a prefeitura
- Registrar-se no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)
- Conseguir um certificado de limpeza urbana com a prefeitura
Por fim, você pode solicitar a autorização para emissão de nota fiscal na prefeitura e se cadastrar no site municipal para emissão de nota fiscal eletrônica.
Empreendedorismo
Ao abrir um consultório, você será o seu próprio chefe. Isso significa que além da responsabilidade pelos atendimentos, você também cuidará de toda a parte burocrática e administrativa do negócio.
Existem algumas alternativas para lidar com essa questão. A primeira é montar o consultório com um sócio. Assim, você pode dividir os custos, responsabilidades e riscos. Outra é sublocar o consultório de um colega. Essa pode ser uma opção mais tranquila para quem está no início da carreira.
Se você decidir abrir um novo consultório ao invés de sublocar um já existente, pense em encontrar profissionais parceiros para sublocá-lo. Dessa forma você garante uma verba extra para ajudar com os custos.
Pesquisa
Você vai precisar ter todo o conhecimento necessário para abrir o consultório. Isso inclui fazer uma pesquisa de mercado. Procure saber qual é o perfil dos seus colegas de especialidade que atuam na mesma região. Qual é a reputação deles, e quais os preços praticados.
Na hora de determinar o que é necessário para abrir um consultório, avaliar bem qual é a melhor localização também é um passo estratégico, levando em conta a facilidade de acesso e até mesmo de estacionamento para os clientes.
Por fim, é necessário concluir quais são as potenciais vantagens e desvantagens do seu consultório em relação ao dos seus colegas de especialidade que atuam na mesmo região. Tendo clareza de quais são seus pontos fortes e fracos, você pode trabalhar em um plano de melhorias para se destacar frente a concorrência.
Planejamento Financeiro
Primeiramente, é preciso fazer um bom estudo para saber quanto será necessário investir. Isso inclui os gastos variáveis com mobiliário, decoração, equipamentos, materiais para uso clínico, materiais de funcionamento do escritório, investimento em marketing, entre outros. Lembre-se também de incluir os valores necessários para a formalização do negócio.
Planeje bem de onde virá toda a verba necessária, avaliando se será necessário fazer um empréstimo. Se for o caso, pesquise com cuidado as linhas de crédito e as taxas de juros.
É necessário também planejar quais serão os gastos fixos mensais, incluindo aluguel (ou sublocação), água, eletricidade, internet e funcionários. Com essa base de custo mapeada, basta fazer uma projeção de qual será a receita com as consultas e assim calcular o lucro esperado. Isso vai permitir também que você estime quanto tempo será necessário para cobrir os gastos com a implementação.
Não se esqueça de que é importante abrir uma conta separada para o negócio, assim você evita de misturar suas finanças pessoais com a do consultório.
Se você quiser uma ajuda extra para organizar as tarefas necessárias para abrir um consultório, baixe gratuitamente o nosso Checklist: 11 passos para abrir um consultório médico.
Seguros Garantia de Renda & Vida e RC Profissional
Existem dois tipos de seguro que são fundamentais para os profissionais liberais, especialmente para os que trabalham na área da saúde. Contar com essas garantias é uma forma importante de assegurar a estabilidade financeira do consultório.
O primeiro é o Garantia de Renda e Vida. Ele permite que, em caso de doença ou acidente, você mantenha sua renda mensal por até 12 meses enquanto se recupera. Essa proteção é extremamente importante, pois muitos profissionais liberais acabam ficando sem renda ao se afastar do trabalho, fazendo com que tenham que gastar suas economias, ou até mesmo se endividar.
O segundo é o RC Profissional. Esse seguro garante que, em caso de algum cliente mover um processo contra você por insatisfação com o serviço prestado, todos os custos estarão cobertos, desde os honorários com o advogado até possíveis indenizações.
À primeira vista, você pode pensar que não precisa desse seguro, mas o Brasil enfrenta uma grande judicialização da saúde, e clientes insatisfeitos têm entrado cada vez mais com processos, mesmo quando o profissional não fez nada de errado. Por isso, faz toda a diferença estar preparado.
Saiba tudo sobre esses seguros no ebook “Guia Completo: Os dois seguros que todo profissional liberal precisa ter”!
Plano de negócios
É indicado que todo consultório tenha um bom plano de negócios. Para isso, é preciso:
- Sistematizar a pesquisa de mercado realizada
- Documentar as exigências legais para o funcionamento do consultório
- Descrever os serviços oferecidos
- Estabelecer um plano de marketing
- Detalhar o planejamento financeiro
- Elaborar estratégias para o gerenciamento de riscos
Ações estratégicas de marketing
É importante definir o público-alvo do consultório, em termos de idade, gênero, perfil socioeconômico, etc. Isso pode te ajudar muito na hora de elaborar um plano para aumentar o numero de clientes.
Além disso, criar uma marca própria é uma forma de estar ainda mais presente na memória dos seus clientes. Para isso, mande fazer uma logomarca e uma identidade visual (esquema de cores, tipografia, etc.) e encomende itens de papelaria, como receituário médico e cartões de visita.
Lembre-se também que atualmente o marketing digital está presente em todos os segmentos e se transformou em uma estratégia super importante para captação e retenção de clientes. Então é indicada a criação de uma conta comercial em um aplicativo de mensagens e de um perfil nas mídias sociais para divulgação do seu trabalho. Lembre-se também de cadastrar sua empresa nos mapas dos principais buscadores.
Preparado?
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre o que é necessário para abrir um consultório. Como você pôde ver, esse é um projeto que exige dedicação e pode trazer riscos, portanto é necessário que tudo seja feito com cautela e buscando os parceiros mais confiáveis.
A Ôrker é parceira dos profissionais liberais na hora de encontrar soluções para a proteção da sua renda e patrimônio profissional. Se você ainda não tem os seguros Garantia de Renda & Vida e RC Profissional, peça um estudo personalizado com a gente!