data
4/10/2021
categoria
Seguro Garantia de Renda e Vida | DIT
compartilhe
6 riscos de trabalhar por conta própria e como se proteger
Trabalhar por conta própria é o sonho de muitas pessoas. Esse tipo de trabalho representa mais autonomia para se organizar e empreender, além da oportunidade de um retorno financeiro muito maior. Afinal, o profissional liberal não está limitado apenas a um salário.
No entanto, essa modalidade de trabalho também traz muitos riscos e responsabilidades. Uma vez que é responsável por todo o processo, desde a captação de clientes até a entrega do resultado final, o profissional liberal precisa se organizar muito bem e tomar decisões conscientes para ter sucesso e segurança em seus empreendimentos.
A seguir, vamos falar sobre seis questões muito importantes para a rotina de quem trabalha por conta própria.
1. Definir preços
Uma das principais desvantagens de trabalhar por conta própria é perder alguns benefícios trabalhistas que o profissional com carteira assinada possui, como plano de saúde, décimo terceiro salário e férias remuneradas. Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de definir qual será o preço cobrado pelos produtos ou serviços oferecidos.
Porém, muitos profissionais autônomos têm dificuldade em descobrir qual é o preço justo para o seu trabalho. Se esse é o seu caso, lembre-se de considerar outros fatores além do valor médio do mercado. Você pode, por exemplo, oferecer diferenciais que justifiquem um preço mais alto; ou até oferecer um preço um pouco mais baixo, para conquistar mais clientes e se tornar mais competitivo no mercado.
2. Captar clientes
Quem trabalha por conta própria precisa trabalhar ativamente para criar uma cartela de clientes fidelizados. Para isso, as indicações e o “boca a boca” são muito importantes. Mas, antes disso, para tornar o trabalho rentável é preciso divulgar.
Para profissionais autônomos, a forma mais rápida e eficiente de fazer isso é através das mídias sociais. Você pode, por exemplo, criar um perfil para divulgar produtos e serviços e mantê-lo sempre atualizado. A vantagem desse tipo de divulgação é que, com pouco investimento financeiro, você pode anunciar nessas plataformas e definir o público que você deseja que visualize o anúncio, incluindo idade, sexo, localização, interesses, etc.
3. Organizar-se
Não ter horários fixos para trabalhar ao longo do dia é uma vantagem, mas também pode ser uma grande armadilha para a produtividade. Afinal, a nossa vida não se resume apenas ao trabalho. Todos nós temos responsabilidades domésticas e obrigações ao longo do dia.
Quando trabalhamos em um escritório, nada disso está presente enquanto estamos a serviço. Por isso, para quem trabalha em casa, uma dica é tentar se aproximar dessa situação: a hora do trabalho deve ser só para o trabalho. É difícil colocar isso na prática, mas é preciso esforço contínuo. Ter uma rotina, reservar um local adequado para o trabalho e afastar-se das distrações é muito importante.
4. Cumprir os deadlines
Gerenciar o tempo é um dos principais desafios de quem trabalha por conta própria. Afinal, é o próprio profissional quem define quando e por quanto tempo cada tarefa deve ser realizada. Não ter ninguém nos controlando certamente é uma vantagem, mas que também traz com ela a responsabilidade de termos autocontrole.
O profissional liberal deve ter uma clara noção de qual é a sua capacidade de produção e quantos clientes ele consegue atender em um determinado período. Não adianta aceitar vários trabalhos para uma data se você não for capaz de concluir todos eles até lá. Além disso, não é recomendável prejudicar a qualidade do seu serviço para atingir prazos irreais. Por isso, antes de aceitar qualquer trabalho por conta própria, organize sua agenda e aprenda a negociar os prazos com responsabilidade.
5. Reservar tempo para descanso e férias
Para grande parte dos profissionais, trabalhar por conta própria também significa trabalhar muito mais do que como funcionário. Uma vez que o profissional autônomo não possui renda fixa, é preciso um esforço contínuo para garantir a fidelização dos clientes e a entrada constante de dinheiro. Por isso, não é raro vermos profissionais liberais exaustos.
Se garantir uma maior estabilidade na renda é um desafio, também é um risco não tirar o tempo necessário para descansar. Uma mente bem descansada é capaz de avaliar e resolver problemas muito mais rapidamente; sono e fadiga física são grandes inimigos da produtividade.
6. Contratar um seguro de renda e vida adequado
Um hábito perigoso que, infelizmente, muitos de nós temos é pensar apenas no agora, sem prever os riscos que podem acontecer amanhã ou depois. Nenhum de nós é “de ferro”, e todo mundo está sujeito a adoecer ou se acidentar em algum momento. Quando algo assim ocorre, como o profissional liberal faz para manter sua renda enquanto não pode trabalhar?
Para resolver esse problema, existe o Seguro Garantia de Renda e Vida, que também pode ser chamado de Diária por Incapacidade Temporária (DIT), seguro de renda, seguro de incapacidade temporária ou renda protegida. Esse tipo de seguro oferece uma garantia ao profissional liberal de que a sua renda mensal será mantida caso um acidente ou doença o afaste temporariamente do seu trabalho.. Além disso, o profissional ainda conta com um seguro de vida, o que significa muito mais segurança para seus familiares, resguardando-os em caso de morte acidental ou natural do segurado.
Nem todas as seguradoras possuem esse tipo de seguro. Além disso, entre as que possuem, existem diferenças nos preços e condições. Por isso, o mais recomendado é contratar uma corretora de seguros que conheça profundamente as regras de cada seguradora e as condições do contrato.
Se quiser conhecer mais e receber uma proposta personalizada, sem nenhum compromisso, clique aqui! Vai ser um prazer enorme ajudar a proteger a sua jornada como empreendedor!