20 ideias para trabalhar por conta própria

Trabalhar por conta própria pode trazer muitas vantagens, como ser seu próprio chefe e ter flexibilidade de horários. No entanto, também é uma realidade difícil de administrar. Afinal, a vida pessoal pode se confundir com o trabalho, atrapalhando o foco do profissional e o desenvolvimento da carreira.

A seguir, vamos apresentar 20 dicas para quem trabalha por conta própria. Acompanhe:


1. Encare o trabalho como um negócio

Entenda que o serviço que você presta ou o produto que você fabrica é um empreendimento. Encare seu trabalho com profissionalismo, crie uma marca, estruture seus processos e invista em suas ideias.

2. Defina metas e objetivos

Saiba onde você quer chegar. Quantas vendas você gostaria de fazer no próximo mês? Qual faturamento você pretende alcançar? Você vai reinvestir esse dinheiro? Faça um planejamento com metas e objetivos claros. Certamente isso ajudará no direcionamento do seu negócio e em sua motivação pessoal.  

3. Pense em se formalizar

O trabalhador autônomo pode se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual), recebendo um CNPJ podendo emitir nota fiscal. Inevitavelmente, o crescimento do seu negócio passará pela formalização. 

4. Organize-se

Crie um cronograma de atividades para não ficar perdido no que precisa fazer. Você pode usar ferramentas online gratuitas que ajudam a colocar isso em prática.

5. Crie uma rotina

Trabalhar por conta própria permite certa flexibilidade. Mas é importante tentar se organizar para dedicar-se ao trabalho sempre nos mesmos horários, na medida do possível. Isso ajuda a adaptar o trabalho ao dia a dia, aumentando a produtividade. 

6. Defina um lugar para trabalhar

Se você trabalha em casa, procure um lugar tranquilo e confortável para isso. Tente encontrar um espaço silencioso, arejado e bem iluminado. Isso ajuda a trabalhar de forma mais ergonômica e faz com que a mente entenda que você está no seu lugar de trabalho.

7. Afaste as distrações

Alguns trabalhos exigem que a pessoa esteja atenta ao celular o tempo todo. É o caso de quem recebe demandas para serem feitas imediatamente, por exemplo. Se esse não é o seu caso, tente não deixar o celular muito perto de você. Quando o aparelho está ao alcance das mãos, sempre surge a vontade de olhar e checar as novas notificações.

8. Administre o tempo de trabalho e de descanso

Existem métodos que ajudam a aumentar a produtividade intercalando períodos de trabalho com períodos de descanso. Experimente algum deles!

9. Se dê recompensas

Uma técnica que funciona muito bem é se recompensar com um “presente” depois de terminar uma tarefa. Pode ser ouvir uma música da qual você gosta ou um intervalo para passear um pouco e distrair.

10. Não descuide de você

Trabalhar por conta própria pode ser sinônimo de trabalhar muito. Portanto, lembre-se de se cuidar! Faça as refeições na hora certa, beba muita água e respeite as suas horas de sono! Procure também manter vivas suas amizades, pois se isolar é fatal para a saúde mental.

11. Arrume-se!

Mesmo que você esteja trabalhando em casa, não comece a produzir de pijama e sem pentear os cabelos. Você precisa mandar uma mensagem para o seu cérebro de que a hora de dormir acabou!

12. Aprenda a dizer “não!”

Muitas pessoas não sabem dizer “não!”. Elas sempre aceitam novas demandas de trabalho e atendem qualquer pedido dos clientes. Com a família, a mesma coisa, nunca dizem que estão sem tempo para assumir alguma responsabilidade. Aprenda a estabelecer limites, com você e com os outros.

13. Aprimore-se

Jamais se acomode. Procure cursos online, veja tutoriais, leia dicas. Aprenda coisas novas a respeito do que você já faz. Busque se atualizar sempre.

14. Invista nas mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima ferramenta de marketing para divulgar seu trabalho. Crie perfis em algumas delas e faça postagens regulares.

15. Cuide da sua relação com cada cliente

Para muitos clientes, o bom atendimento pode ser o maior diferencial na hora de escolher entre profissionais concorrentes. Tenha sempre um sorriso no rosto, seja gentil e atenda com calma e comprometimento. 

16. Transforme seus familiares em incentivadores

Quem trabalha em casa pode se prejudicar muito se não contar com a ajuda dos familiares ou amigos com quem mora. Mas até quem trabalha fora de casa pode ter muitos problemas se a família não entender a dedicação que o profissional precisa ter.

Tenha uma conversa franca, faça acordos e estabeleça limites. Com isso, essas pessoas podem passar a ajudar você a se organizar, tornando-se aliadas.

17. Separe as contas pessoais e do trabalho

É difícil controlar os gastos e os lucros quando misturamos os valores da atividade profissional com as contas do dia a dia da casa. Por isso, para ter uma visão mais clara do seu retorno financeiro, administre as contas de forma separada. 


18. Faça um planejamento financeiro

Planejamento é fundamental. Se no fim do ano você costuma ter mais contas para pagar por exemplo, é preciso guardar um dinheiro extra até lá. Além disso, sempre podem ocorrer imprevistos e é necessário ter uma verba separada para resolvê-los, se preciso.

19. Faça um Seguro Garantia de Renda e Vida

É muito importante cuidar não só das tarefas imediatas, mas também se preparar para o futuro e para o que possa acontecer amanhã ou depois. Já pensou como você faria se adoecesse ou sofresse um acidente que o impedisse de trabalhar temporariamente? Como você conseguiria se manter?

Um afastamento do trabalho inesperado pode acontecer com qualquer um de nós em algum momento da nossa vida. Por isso, quem decide trabalhar por conta própria não pode se descuidar. Um Seguro Garantia de Renda e Vida garante que você receba sua renda mensal por um período de afastamento do trabalho de até um ano. 

20. Faça um Seguro de Responsabilidade Profissional

Certas profissões envolvem muitas responsabilidades e mais riscos, como profissionais da saúde, engenheiros, contadores, veterinários, etc. Se esse é o seu caso, você já deve ter pensado sobre a possibilidade de um cliente insatisfeito, ou mal-intencionado, lhe processar, não? 

De fato, todos nós estamos sujeitos a cometer algum erro, mas mesmo quando não cometemos, ainda assim, dependendo da nossa profissão, estamos sujeitos a ações judiciais. 

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional te ajuda a trabalhar com mais tranquilidade, pois arca com todas as despesas referentes a defesa e eventuais indenizações devidas oriundas de de um processo judicial. Dessa maneira, você sabe que está resguardado financeiramente nesses casos e, assim, protege seu patrimônio e a continuidade dos seus negócios.

Se quiser saber mais sobre o Seguro Garantia de Renda e Vida e o Seguro de Responsabilidade Profissional, fizemos 2 Blogposts que dão maiores detalhes sobre eles:

Seguro Garantia de Renda e Vida

Seguro de Responsabilidade Profissional


Posts Relacionados